sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sábado ou Domingo?

Lembra-te do dia do Sábado para o santificar, seis dias trabalharás e farás toda sua obra, mas o sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus... Êxodo 20:8-11


Se me amais guardareis meus mandamentos”, esta é a palavra do Senhor. “Lembra-te do dia de Sábado para o santificar”, este é um de Seus mandamentos. Não estaríamos pecando ignorando o quarto mandamento? Nosso Pai ordenou a nós que lembrássemos do dia do Sábado, no entanto, nós o esquecemos, e fomos de encontro a Sua palavra.

          Enganam-se os homens quando supõem que Deus mudou o dia santo para o Domingo. Nós sabemos que a Bíblia é a palavra de Deus, no entanto não há um único versículo em toda a Escritura que Ele nos ordene santificar outro dia. A palavra domingo nem ao menos aparece na Bíblia, porque ela é posterior a formação do cânon do Novo Testamento, embora sempre tenha existido como primeiro dia da semana.
         Após a vinda de Cristo a Terra, algumas práticas, como a circuncisão e o sacrifício de cordeiro, foram mudadas. Elas eram simbólicas, e encontraram em seu objeto, Cristo, o seu cumprimento definitivo, perdendo o seu significado. Mas a santificação do Sábado não era apenas um costume, a santificação do Sábado é um mandamento.
         Após a entrada do pecado, através de Adão e Eva, foi instituído o sacrifício de cordeiros primogênitos. Eles representavam o Cristo que um dia viria para ser sacrificado, como um cordeiro, e, com o sangue de Seu sacrifício, purificar-nos-ia de nossos pecados. Jesus veio, e cumpriu-se a profecia, portanto, a partir daquele tempo, não mais houve necessidade dos sacrifícios de cordeiros.
         A circuncisão foi instituída com Abraão, e servia como sinal do concerto entre Deus e Abraão, e todo o filho homem de Abraão seria circuncidado, para que ele se reconhecesse como pertencente ao povo de Deus. Naquele tempo, apenas a nação de Abraão (que depois se tornou a nação de Israel, que era Jacó) seguia ao Senhor. E todas as outras nações jamais se curvariam perante Deus, conforme podemos observar nos primeiros livros da Bíblia. A circuncisão então representava a nação de Israel, que era o povo de Deus. A circuncisão não se faz mais necessária hoje (ver em Romanos 2:17-29), já que o povo de Deus está dividido entre todas as nações.
         Todos estes costumes foram introduzidos após o pecado. O Sábado era santo já antes do pecado (Gênesis 2:3). Adão e Eva guardavam o Sábado. Eles não precisavam sacrificar um cordeiro, porque não havia pecado algum a ser limpo pelo sangue de Cristo. Eles não precisavam da circuncisão, pois não havia um povo que seguia a Deus e outros que não seguiam. Mas eles guardavam o Sábado, pois havia um dia que o seu Deus santificara, um dia que servia para lembrar toda a semana da criação, tudo o que Deus tinha criado. Ainda enquanto o mundo era perfeito, o Sábado era Santo.
         Pergunto então, queria Deus para nós que não fizéssemos aquilo que era feito no tempo em que o mundo ainda era perfeito? Não é objetivo de Deus voltar a este mundo e levar-nos para uma Terra perfeita? Por que então ele nos mandaria fazer o contrário do que era feito nesta Terra? E se a Terra vai ser novamente igual ao Éden, não seria o Sábado o dia santo da nova Terra? Não devemos nos preparar para estar nessa Terra? Então, não deveríamos guardar o Sábado? Teria Deus entrado em contradição? Penso que não.
         Não se enganem pensando: “Os apóstolos guardaram o Domingo”. Antes examinem as escrituras, e percebam que nada foi dito a esse respeito.“Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo” disse Paulo em 1oCoríntios 1:11. Jesus guardou o Sábado conforme diz o evangelho de Lucas:“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de Sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” Jesus tinha comunhão com Deus durante o Sábado, em Sua igreja. Cada palavra de cada versículo da Bíblia tem uma mensagem para nós hoje. Não era o costume de Cristo entrar na sinagoga; era o costume de Cristo entrar no dia de Sábado na sinagoga.
Jesus guardava o Sábado. “Sede meus imitadores, assim, como eu sou de Cristo” disse Paulo. Não guardava Cristo o Sábado? Paulo estaria sendo imitador de Cristo sem guardar o Sábado? Estaremos sendo imitadores de Cristo sem guardar o Sábado? De forma alguma. “Porque o Filho do Homem é o SENHOR DO SÁBADO” Disse Jesus em Mateus 12:8. “Chegando oSÁBADO, passou Jesus a ensinar na sinagoga” Marcos 6:2Ele deixou um exemplo a ser seguido.
Há muitas evidências de que os apóstolos tinham o Sábado como dia santo. “Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisídia, indo num SÁBADO à sinagoga assentaram-se” Atos 13:14; “Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no SÁBADO seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras” Atos 13:42. “No SÁBADO, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido” Atos 16:13. Todos os apóstolos guardavam e santificavam o sétimo dia da semana, o Sábado. “Paulo, como tinha por COSTUME, foi ter com eles; e por três SÁBADOS disputou com eles sobre as Escrituras” Atos 17:2. “E TODOS OS SÁBADOS disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos” Atos 18:4. Eles tinham predileção pelo Sábado, mas certamente não teriam se achassem que o Sábado perdera seu valor como dia santo.
Nunca, jamais!  De forma alguma os apóstolos disseram que o dia santo não era o Sábado. Menos ainda Jesus; pelo contrário, Ele disse: “Não penseis que vim REVOGAR a lei ou os profetas; não vim revogar, vim para CUMPRIR. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei até que TUDO se cumpra” Mateus 5:17-18.
Eis quem instituiu o Domingo como dia santo: “A mais antiga documentação da observância do Domingo como imposição legal é o edito de Constantino, em 321 a.D., que decreta que as cortes de justiça, os habitantes das cidades e o comércio em geral, devessem repousar no Domingo, excetuando-se apenas os que se empenhavam em trabalhos agrícolas”, texto extraído da Enciclopédia Britânica. Os homens tornaram o Domingo, que significa “Dia do deus-Sol”, dia santo, conforme a ordem de Constantino, quando disse: “Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol”. Lembrem-se do que nos diz as escrituras: “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”.Amém.
“Disse mais o SENHOR a Moisés: Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.” Êxodo 31:12-15. Deus abençoou e santificou o Sábado na criação e, ELE próprio, descansou neste dia, por isso o Sábado é a aliança entre Deus e o Seu povo. “Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica” Ezequiel 20:12. “Sábado de descanso solene vos será [...] de uma tarde até a outra tarde celebrareis o vosso sábado” Levíticos 23:32.
Sim, os apóstolos guardavam o Sábado. Os profetas guardavam o Sábado. Cristo, Senhor do Sábado, também guardava o Sábado. E você? Aproveite esta oportunidade e tome logo sua decisão, antes que seja tarde...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, volte para ver a resposta!?!