segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Alegria no Senhor"

Seja-Lhe agradável a Minha meditação; Eu me alegrarei no Senhor. Sal. 104:34.


Descansem inteiramente nas mãos de Jesus. Contemplem-Lhe o grande amor, e enquanto meditam em Sua abnegação, no infinito sacrifício feito em nosso favor a fim de crermos nEle, o coração se lhes encherá de santa alegria, calma paz, e indescritível amor. Ao falarmos em Jesus, ao invocá-Lo em oração, fortalecer-se-áab nossa confiança em que Ele é nosso Salvador amante e pessoal, e mais e mais belo nos aparecerá o Seu caráter. ...
Podemos fruir preciosos banquetes de amor, e ao crermos plenamente que Lhe pertencemos por adoção, podemos ter um antegozo do Céu. Esperem no Senhor pela fé. O Senhor atrai o espírito em oração, e faz-nos sentir Seu precioso amor. Sentimo-nos bem perto dEle e podemos entreter doce comunhão. Obtemos visão distinta de Sua benignidade e compaixão, e o coração se nos quebranta e é abrandado pela contemplação do amor que nos é concedido. Sentimos em verdade um Cristo permanente na vida. ... Nossa paz é como um rio, e invade-nos o coração onda após onda de glória, ceando nós verdadeiramente com Jesus e Ele conosco. Experimentamos real intuição do amor de Deus, e nesse amor descansamos. Linguagem alguma o pode descrever, acha-se além de nosso conhecimento. Somos um com Cristo, nossa vida está escondida com Cristo em Deus. Temos a certeza de que quando Aquele que é nossa vida aparecer, então também nós apareceremos com Ele em glória. Com forte confiança, podemos chamar a Deus nosso Pai. Quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. Seu Espírito nos faz semelhantes a Jesus Cristo no temperamento, na disposição, e representamos Cristo perante os outros. Quando Cristo habita na vida, esse fato não se pode ocultar; pois Ele é como a fonte de água que salta para a vida eterna. Não podemos senão apresentar a semelhança de Cristo em nosso caráter, e nossas palavras, nosso comportamento, produzem nos outros profundo, perdurável e crescente amor por Jesus, e tornamos manifesto por palavra e conduta, que estamos moldados segundo a imagem de Jesus Cristo. – Carta 52, 1894.

domingo, 30 de outubro de 2011

A Esperança da Glória!

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, esperança da glória. Col. 1:27.


O que traz doença ao corpo e à mente de quase todos, são os sentimentos de descontentamento, e as murmurações de quem está insatisfeito. Não têm a Deus, não têm a esperança "a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu". Heb. 6:19. Todos os que possuem essa esperança hão de purificar a si mesmos assim como Ele é puro. Estes se acham livres de desassossegados anseios, murmurações e descontentamento; não estão continuamente esperando o mal e aninhando emprestadas aflições. Vemos, porém, muitos que estão passando antecipadamente por um tempo de angústia; a ansiedade estampa-se em cada feição; parecem não encontrar consolo, e apresentam um aspecto de contínuo temor na expectativa de algum terrível mal. ... Vãos divertimentos, porém, jamais hão de corrigir a mente dos que são assim. Para serem felizes, eles necessitam da influência transformadora do Espírito de Deus. Precisam ser beneficiados pela mediação de Cristo, a fim de tornar a consolação mais real, divina e substancial. "Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes, ... aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la." I Ped. 3:10 e 11. Os que têm um conhecimento experimental desse texto são verdadeiramente felizes. ... Cristo neles, "a esperança da glória" (Col. 1:27), será saúde para o corpo e força para a mente. – Testemunhos Para a Igreja, vol. 1, pág. 566.
A pessoa que se acha possuída do amor de Jesus... gosta de pensar em Jesus, e contemplando-O será transformada à Sua semelhança. Cristo é formado no interior, a esperança da glória. Sua confiança aumenta... e seu amor aprofunda-se e amplia-se à medida que ele tem a certeza de que permanece em Cristo, e Cristo nele. ... E podemos olhar a Jesus em busca da mais terna simpatia, e ser animados a perseverar, pondo toda a confiança nAquele que disse: "Tende bom ânimo; Eu venci o mundo." João 16:33. – The Youth’s Instructor, 9 de agosto de 1894.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

"Os Injuriados Serão Abençoados"

Bem-aventurados sois quando, por Minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Mat. 5:11.


Jamais houve alguém que andasse entre os homens mais cruelmente caluniado do que o Filho do homem. Era desprezado e escarnecido por causa de Sua incondicional obediência aos princípios da santa lei de Deus. Aborreceram-nO sem causa. Todavia Ele permanecia calmo perante Seus inimigos, declarando que o sofrimento é uma parte do legado dos cristãos, aconselhando Seus seguidores quanto à maneira de enfrentar as setas da perversidade, pedindo-lhes que não desfalecessem sob a perseguição.
Conquanto a calúnia possa enegrecer a reputação, não pode manchar o caráter. Este se encontra sob a guarda de Deus. Enquanto não consentirmos em pecar, não há poder, diabólico ou humano, que nos possa trazer uma nódoa à alma. Um homem cujo coração está firme em Deus é, na hora de suas mais aflitivas provações e desanimadoras circunstâncias, o mesmo que era quando em prosperidade, quando sobre ele pareciam estar a luz e o favor de Deus. Suas palavras, seus motivos, suas ações, podem ser desfigurados e falsificados, mas ele não se importa, pois tem em jogo maiores interesses. Como Moisés, fica firme como "vendo o invisível" (Heb. 11:27) ...
Cristo está a par de tudo quanto é mal interpretado e desfigurado pelos homens. Seus filhos podem esperar com serena paciência e confiança, por mais que sofram malignidade e desprezo; pois nada há oculto que não haja de manifestar-se, e aqueles que honram a Deus hão de por Ele ser honrados na presença dos homens e dos anjos.
"Quando vos injuriarem, e vos perseguirem", disse Jesus, "regozijai-vos e exultai." Mat. 5:11 e 12. ...
Grande é no Céu o galardão dos que testemunham em favor de Cristo por meio de perseguição e opróbrio. Enquanto o povo está esperando bens terrenos, Jesus os encaminha a uma recompensa celestial. Não a coloca, entretanto, inteiramente na vida futura; ela começa aqui. – O Maior Discurso de Cristo, págs. 32-34.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Os Perseguidos Recebem o Reino!!!

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Mat. 5:10.


A Seus seguidores não dá Jesus nenhuma esperança de glória ou riquezas terrestres ou de uma vida livre de tentações, mas mostra-lhes o privilégio de trilhar com o Senhor o caminho da abnegação e suportar calúnias do mundo que os não conhece.
A Ele que viera para salvar o mundo perdido, opuseram-se unidas as forças do inimigo de Deus e dos homens. Em cruel conspiração levantaram-se os homens e anjos maus contra o Príncipe da paz. Embora cada palavra e ação testificassem da compaixão divina, Sua falta de semelhança com o mundo provocava a mais amarga inimizade. Porque não consentisse em nenhuma inclinação má da natureza humana, despertou a mais feroz oposição e inimizade. Assim acontece a todos quantos desejam viver piamente em Cristo Jesus. Entre a justiça e o pecado, amor e ódio, verdade e falsidade há conflito irreprimível. Quem manifestar, na conduta, o amor de Cristo e a beleza da santidade, subtrai a Satanás os seus súditos, e por isso o príncipe das trevas contra ele se levanta. Opróbrio e perseguições atingirão a todos os que estão cheios do espírito de Cristo. A maneira das perseguições poderá mudar com o tempo, mas o fundamento – o espírito que lhes serve de base – é o mesmo que, desde os tempos de Abel, assassinou os escolhidos de Deus.
Logo que os homens procuram viver em harmonia com Deus, acharão que o escândalo da cruz ainda não findou. Principados, potestades e exércitos espirituais da maldade nos lugares celestiais, estão voltados contra todos os que se submetem obedientemente à lei celestial. Por isso, aos discípulos de Cristo, deveriam as perseguições causar alegria, em lugar de tristeza, porque elas são uma demonstração de que seguem os passos do Senhor. ...
Pelo sofrimento e perseguição, a glória – o caráter – de Deus será manifestada em Seus escolhidos. – O Maior Discurso de Cristo, págs. 29-31.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Cruz Desmascara o Governo de Satanás!!!

E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Col. 2:15.



Na cruz do Calvário, o amor e o egoísmo encontraram-se face a face. Ali teve lugar sua suprema manifestação. Cristo vivera unicamente para confortar e beneficiar, e, ao levá-Lo à morte, Satanás manifestou a malignidade de seu ódio contra Deus. Tornou evidente que o real desígnio de sua rebelião era destronar o Senhor, e destruir Aquele por meio de quem o Seu amor se manifestava.
Pela vida e morte de Cristo, também os pensamentos dos homens são trazidos à luz. Da manjedoura à cruz, a vida do Salvador foi um convite à entrega, e à participação no sofrimento. Revelou o desígnio dos homens. Jesus veio com a verdade do Céu, e todos quantos ouviam a voz do Espírito Santo foram atraídos a Ele. Os adoradores do próprio eu pertenciam ao reino de Satanás. Em sua atitude em relação a Cristo, todos manifestariam de que lado se achavam. E assim todos passam sobre si mesmos o julgamento.
No dia do juízo final, toda alma perdida compreenderá a natureza de sua rejeição da verdade. A cruz será apresentada, e sua real significação será vista por todo espírito que foi cegado pela transgressão. Ante a visão do Calvário com sua misteriosa Vítima, achar-se-ão condenados os pecadores. Toda falsa desculpa será banida. A apostasia humana aparecerá em seu odioso caráter. Os homens verão o que foi sua escolha. ... Quando os pensamentos de todos os corações forem revelados, tanto os leais como os rebeldes se unirão em declarar: "Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei dos nações! Quem não temerá e não glorificará o Teu nome, ó Senhor?... Porque os Teus atos de justiça se fizeram manifestos." Apoc. 15:3 e 4. – O Desejado de Todas as Nações, págs. 57 e 58.
Embora a Terra fosse lançada fora do continente do Céu, e alienada de sua comunhão, Jesus a tornou a ligar com a esfera de glória. – Signs of the Times, 24 de novembro de 1887.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os Misericordiosos Receberão Misericórdia!!!


Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Mat. 5:7.


O coração do homem é, por natureza, frio, escuro e desagradável; sempre que alguém manifeste espírito de misericórdia e perdão, fá-lo, não de si mesmo, mas mediante a influência do divino Espírito a mover-lhe o coração. "Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro." I João 4:19.
É o próprio Deus a fonte de toda a misericórdia. Seu nome é "grande em misericórdia e fidelidade". Êxo. 34:6. Ele não nos trata segundo os nossos merecimentos. Não indaga se somos dignos de Seu amor, mas derrama sobre nós as riquezas desse amor, a fim de fazer-nos dignos. Não é vingativo. Não busca punir, mas redimir. Mesmo a severidade que mostra por meio de Suas providências, é manifestada para salvação dos extraviados. Intensamente anela Ele aliviar as misérias dos homens, e aplicar-lhes às feridas Seu bálsamo. ... Todo aquele cujo coração está em harmonia com o coração do Infinito Amor, buscará reaver e não condenar. A presença permanente de Cristo na alma é uma fonte que jamais secará. Onde Ele habita, haverá uma torrente de beneficência.
Ante o apelo do tentado, do errante, das míseras vítimas da necessidade e do pecado, o cristão não pergunta: São eles dignos? mas: Como os posso eu beneficiar? Nos mais indignos, mais degradados, vê almas para cuja salvação Cristo morreu. ... Os misericordiosos são os que manifestam compaixão para com os pobres, os sofredores e oprimidos. ...
Aquele que consagrou sua vida a Deus para o ministério de Seus filhos, está ligado com Aquele que tem todos os recursos do Universo ao Seu dispor. Sua vida se acha, pela áurea cadeia das imutáveis promessas, presa à vida de Deus. O Senhor não lhe faltará na hora do sofrimento e da necessidade. "O meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." Filip. 4:19. E na hora da necessidade final os misericordiosos encontrarão abrigo na misericórdia de um compassivo Salvador, e serão recebidos nas eternas habitações. – O Maior Discurso de Cristo, págs. 21-24.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Os Famintos e Sedentos Serão Satisfeitos!


Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Mat. 5:6.


Justiça é santidade, semelhança com Deus; e "Deus é amor". I João 4:16. É conformidade com a lei de Deus; pois "todos os Teus mandamentos são justiça" (Sal. 119:172); e o "cumprimento da lei é o amor". Rom. 13:10. Justiça é amor, e o amor é a luz e a vida de Deus. A justiça de Deus se acha concretizada em Cristo. Recebemos a justiça recebendo-O.
Não é por meio de penosas lutas ou fatigante lida, nem de dádivas ou sacrifícios, que alcançamos a justiça; ela é, porém, gratuitamente dada a toda pessoa que dela tem fome e sede. ...
Nenhum agente humano pode suprir aquilo que satisfará a fome e a sede da alma. Mas Jesus diz: ... "Eu sou o pão da vida; o que vem a Mim jamais terá fome; e o que crê em Mim jamais terá sede." João 6:35.
Como precisamos de alimento para sustentar nossas forças físicas, assim necessitamos de Cristo, o pão do Céu, para manter a vida espiritual, e comunicar forças para efetuar as obras de Deus. Como o corpo está continuamente recebendo a nutrição que sustém a vida e o vigor, assim a alma deve estar constantemente comungando com Cristo, a Ele submissa, e confiando inteiramente nEle.
Como o fatigado viajante procura a fonte no deserto e, encontrando-a sacia a sede abrasadora, assim há de o cristão ansiar e obter a pura água da vida, de que Cristo é a fonte. ... Não precisamos saciar nossa sede em correntes rasas; pois a grande fonte se acha mesmo por sobre nós, fonte de cujas abundantes águas nos é dado beber fartamente, se nos alçarmos um pouco mais na escalada da fé.
As palavras de Deus são a fonte da vida. Ao buscarem essas vivas fontes hão de, mediante o Espírito Santo, ser postos em comunhão com Cristo. ... Saberão que Cristo os está guiando; que têm ao lado um Mestre divino. – O Maior Discurso de Cristo, págs. 18-20.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vida em Deus Pelo Batismo!!!


Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Col. 3:3.


Grande é a responsabilidade que sobrevém aos que são batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esforcem-se por compreender a significação das palavras: "Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." Col. 3:3. Na nova vida que iniciaram, estão comprometidos a representar a vida de Cristo. Havendo-se revestido do novo homem "que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem dAquele que o criou" (Col. 3:10), "revesti-vos... como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos." Col. 3:12-15.
A velha vida pecaminosa está morta; iniciada a nova vida com Cristo pelo compromisso do batismo. Pratiquem as virtudes do caráter do Salvador. Habite em vocês, abundantemente, em toda a sabedoria, a palavra dEle; "instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavras, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai." Col. 3:16 e 17. ... Os pecados cometidos antes da conversão, têm de ser postos para longe, juntamente com o velho homem. Junto com o novo homem, Cristo Jesus, devemos revestir-nos de "bondade, humildade, mansidão, longanimidade". Col. 3:12. – Carta 32, 1907.
Os que, no espírito e amor de Jesus, se tornarem um com Ele, andarão em íntimo companheirismo uns com os outros ligados pelos preciosos laços do amor: ... "Vós todos sois irmãos" (Mat. 23:8), eis o sentimento de todo filho da fé. ... Todos serão igualmente um com Cristo. – Manuscrito 28, 1897.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"Permanecemos NEle e Ele em Nós"


Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue permanece em Mim, e Eu, nEle. João 6:56.


A contemplação da Palavra de Deus nos tornará sábios para salvação; o conhecimento dessa Palavra nos assegurará a felicidade e o êxito no aperfeiçoamento do caráter cristão.
Todos quantos, em fé, recebem a Palavra de Deus, serão cumpridores dessa Palavra. Sua mente se ampliará por um conhecimento verdadeiro, o qual Cristo representa pelo comer da carne e o beber do sangue do Filho de Deus. E à medida que eles observam a verdade, estendem a Palavra da vida a outros. Tornam-se assim uma influência entre outras influências, um cheiro de vida para vida.
Disse Cristo: "O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são espírito e vida." João 6:63. "Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue permanece em Mim, e Eu, nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e igualmente Eu vivo pelo Pai, também quem de Mim se alimenta por Mim viverá. Este é o pão que desceu do Céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente." João 6:56-58.
Satanás fará tudo ao seu alcance para satisfazer o apetite quanto à comida que não pertence ao conhecimento do único Deus verdadeiro, e de Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Os que retêm os traços grosseiros de caráter, que continuam a revelar os defeitos humanos em suas palavras e na disposição, dão prova de que não estão comendo a carne e bebendo o sangue do Filho de Deus. – The Youth’s Instructor, 8 de dezembro de 1898.
É a Palavra de Deus habitando no coração que vivificará as faculdades espirituais. ...
Jesus tem amado os homens, e tomado todas as providências para que a pessoa comprada por sangue tenha um novo nascimento, uma nova vida derivada de Sua própria vida. ... "Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." I João 5:12. Os que crêem em Cristo derivam seus motivos e a textura de seu caráter dAquele em quem crêem. – The Youth’s Instructor, 10 de janeiro de 1895.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Permanecemos em Seu Amor!!!


Eu lhes fiz conhecer o Teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que Me amaste esteja neles, e Eu neles esteja. João 17:26.


A compaixão que você tem de si mesmo lhe é prejudicial; simpatiza com si mesmo, acha que não é estimados como devia ser, que sua obra é toda muito difícil, e não são apreciados seus melhores esforços. Estes sentimentos são resultantes de uma doença espiritual, que só pode ser curada pela fé em Cristo. A tentação o apanha quando está cansado ou perplexo; quando, porém, aparecerem os primeiros sintomas, e o inimigo atuar a fim de fazê-lo resmungar e murmurar, olhe para Jesus, confie em seu Salvador. Esta é a única cura para essa doença espiritual. ... Se permitir que sua mente se ocupe com essas coisas, o inimigo providenciará para que esteja sempre ocupado. Coloca sua lente de aumento diante de seus olhos, e as casas de cupim de dificuldades se assemelham a montanhas. ...
Você precisa compreender a maneira de descansar em Deus. Um coração sábio, moldado pelo Espírito Santo, eis o privilégio que lhe é dado ter; e esse é o fundamento de toda a verdadeira felicidade. ... Um coração sábio proferirá sábias palavras. ...
Deus quer que Lhe confie no amor, e guarde constantemente a mente, trancando a porta de seus pensamentos, a fim de não se tornarem indomáveis; pois quando permite que a mente condescenda com esses pensamentos de dó de si mesmo, o inimigo entra para sugerir as coisas mais cruéis e irrazoáveis para com aqueles que lhe desejariam fazer bem, e unicamente bem. ...
Dê ouvidos a Jesus, siga-Lhe o conselho, e não se extraviará do sábio e poderoso Conselheiro, o único Guia fiel, o único que lhe pode dar a paz, a felicidade e a plenitude da alegria. ... Seja o que for que outros pensem de nós, ou nos possam fazer, isso não precisa perturbar a unidade com Cristo, este companheirismo com o Espírito. Você sabe que não nos é possível encontrar descanso fora de Cristo. Podemos permanecer em Seu amor. – Carta 10, 1894.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Somos Guardados de Pecar!!!


Qualquer que permanece nEle não vive pecando. I João 3:6.


A mera profissão de piedade é destituída de valor. O que permanece em Cristo, esse é cristão. Pois "a si mesmo se purifica todo o que nEle tem esta esperança, assim como Ele é puro". I João 3:3. Em todos os lugares, em todas as nações, nossos jovens devem cooperar com Deus. A única maneira por que uma pessoa pode ser pura, é tornar-se semelhante a Deus no espírito. Como podemos conhecer a Deus? – Estudando Sua Palavra. ...
É pela fé em Jesus Cristo que a verdade é aceita no coração e o instrumento humano é limpo e purificado. Jesus foi "traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados". Isa. 53:5. É possível ser sarado enquanto se está conscientemente cometendo pecado? – Não; é a fé genuína que diz: "Sei que tenho cometido pecado, mas que Jesus me perdoou; e daqui em diante resistirei à tentação em Sua força e por Sua força." "E a si mesmo se purifica todo o que nEle tem esta esperança, assim como Ele é puro." I João 3:3. Tem em sua vida um princípio permanente, que o habilita a vencer a tentação.
"Qualquer que permanece nEle não vive pecando." I João 3:6. Deus tem poder para a pessoa que está em Cristo, quando essa se acha sob tentação. "Todo aquele que vive pecando não O viu, nem O conheceu." I João 3:6. Isto é, todo aquele que é um crente genuíno, é santificado pela verdade, na vida e no caráter. "Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo." I João 3:7. "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado. ... Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo." Ora notem onde está a distinção: "Todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão." I João 3:9 e 10. "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." I João 3:18. – The Youth’s Instructor, 15 de fevereiro de 1894.

domingo, 16 de outubro de 2011

"Refletimos Cristo ao Mundo"


Eu neles, e Tu em Mim, a fim de sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que Tu Me enviaste e os amaste, como também amaste a Mim. João 17:23.


Na oração intercessória de Cristo a Seu Pai, Ele disse haver cumprido as condições que obrigavam ao Pai cumprir Sua parte do contrato feito no Céu, com relação ao homem caído. ... Declarou-Se glorificado naqueles que crêem nEle. A igreja, em Seu nome, deve levar à gloriosa conclusão a obra por Ele iniciada; e quando essa igreja for afinal redimida no Paraíso de Deus, Ele verá o trabalho de Sua alma e ficará satisfeito. Por toda a eternidade a multidão redimida será Sua máxima glória. – Spirit of Profecy, vol. 3, págs. 260 e 261.
"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na Sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." II Cor. 3:18. Devemos conservar o Senhor sempre diante de nós. Os que fazem isso, andam com Deus, como fez Enoque, e imperceptivelmente para eles, tornam-se um com o Pai e o Filho. Realiza-se dia a dia na mente e no coração uma mudança, e as inclinações naturais e os caminhos naturais são moldados segundo o caminho e o Espírito de Deus. Eles crescem em conhecimento espiritual, e vão-se desenvolvendo até à estatura completa de homens e mulheres em Cristo Jesus. Refletem para o mundo o caráter de Cristo e, permanecendo nEle e Ele neles, cumprem a missão para que foram chamados a ser filhos de Deus – tornam-se a luz do mundo, uma cidade edificada sobre um monte, que se não pode ocultar. "Nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa." Mat. 5:15. Os que foram iluminados de cima, irradiam os brilhantes raios do Sol da Justiça. – The Youth’s Instructor, 25 de outubro de 1894.

sábado, 15 de outubro de 2011

União com Cristo e com os Irmãos!


Eu lhes tenho transmitido a glória que Me tens dado, para que sejam um, como Nós o somos. João 17:22.



Temos nestas palavras uma declaração muitíssimo convincente para provar o fato de que a unidade, a bondade, existirão entre os que são realmente cristãos. O Redentor do mundo é exaltado, glorificado no caráter de quantos crêem. ... Que tremendas conseqüências para o mundo dependem da unidade dos que pretendem ser cristãos, que professam crer que a Bíblia é a Palavra de Deus! – The Youth’s Instructor, 2 de agosto de 1894.
"Emanuel, Deus conosco." Mat. 1:23. Isto significa tudo para nós. Que amplo fundamento estabelece para a nossa fé! Que esperança repleta de imortalidade isto põe diante do crente! Deus conosco em Cristo Jesus, para nos acompanhar a cada passo da jornada para o Céu! O Espírito Santo conosco, servindo-nos de Consolador, de Guia em nossas dificuldades, para dar lenitivo às nossas dores e proteger-nos na tentação! "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus!" Rom. 11:33. ... Cultivem o amor, arranquem a suspeita, a inveja, o ciúme, e o pensar e falar mal. Avancem juntos, trabalhem como um só homem. Tenham paz entre vocês mesmos.
Eu lhes rogo em nome de Jesus de Nazaré que afastem de vocês qualquer coisa como o orgulho espiritual e o amor da supremacia. Tornem-se como criancinhas, se querem, ao findar a peleja, tornar-se membros da família real, filhos do celeste Rei. Leiam repetidamente João 17. Aquela oração que nosso Salvador dirigiu ao Pai em favor de Seus discípulos merece ser muitas vezes repetida e posta em prática na vida. Isto erguerá homens caídos; pois o Senhor prometeu que se mantivermos esta unidade, Deus nos amará como amou a Seu Filho; os pecadores serão salvos, e Deus eternamente glorificado.
Anjos e arcanjos se maravilham em face desse grande plano da redenção; eles admiram e amam o Pai e o Filho ao contemplarem a misericórdia e o amor de Deus; não há sentimento de ciúmes ao ser esse novo templo, renovado à imagem de Cristo, apresentado em sua beleza, para ficar junto ao trono de Deus. – Carta 31, 1892.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"Cristo Orou Para Sermos Um"


A fim de que todos sejam um; e como és Tu, ó Pai, em Mim e Eu em Ti, também sejam eles em Nós; para que o mundo creia que Tu Me enviaste. João 17:21.


Cristo legou-nos um exemplo perfeito, impecável. Seus seguidores devem andar em Seus passos. Caso não sejam transformados no caráter, nunca poderão habitar com Ele no Seu reino. Cristo morreu a fim de elevá-los e enobrecê-los, e os que retiverem tendências hereditárias para o erro não podem permanecer com Ele. Ele sofreu tudo quanto é possível à carne humana sofrer e resistir, para que passemos triunfantemente por todas as tentações que Satanás invente a fim de destruir-nos a fé.
Em Cristo reside nossa única esperança. Deus tem para Seu povo vitórias diárias a ganhar. ... Por Seus dons celestiais o Senhor tomou amplas providências em favor de Seu povo. Um pai terrestre não pode dar a seu filho um caráter santificado. Não pode transferir ao filho o próprio caráter. Unicamente Deus nos pode transformar. Cristo soprou em Seus discípulos, e disse: "Recebei o Espírito Santo." João 20:22. Este é o grande dom do Céu. Por meio do Espírito, Cristo comunicou-lhes Sua própria santificação. Infundiu-lhes Seu poder, para que pudessem ganhar pessoas para o evangelho. Daí em diante Cristo viveria através das faculdades deles, e falaria por suas palavras. Eles tiveram o privilégio de conhecer que, daí em diante, Cristo e eles deviam ser um. Precisavam nutrir-Lhe os princípios e ser regidos pelo Seu Espírito. Não mais deviam seguir os próprios caminhos, falar as próprias palavras. As palavras que haviam de proferir deviam proceder de um coração santificado, e caírem de lábios santificados. Não mais deveriam viver sua vida egoísta; Cristo devia viver neles, e por meio deles falar. Ele lhes daria a glória que tinha com o Pai, para que Ele e eles fossem um em Deus. – General Conference Bulletin, 1899.
Os jovens, homens e mulheres, devem compreender que ser um com Cristo é a mais elevada honra a que podem atingir. ... Consagrem tudo o que lhes diz respeito – alma, corpo e espírito – ao Senhor. Entreguem tudo quanto têm à orientação do Espírito Santo. – Review and Herald, 9 de maio de 1899.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Os Frutos do Amor Fraternal!


Nisto é glorificado Meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis Meus discípulos. João 15:8.



A união entre Cristo e Seu povo deve ser viva, verdadeira, infalível, assemelhando-se à união que existe entre o Pai e o Filho. Essa união é o fruto da permanência interior do Espírito Santo. Todos os verdadeiros filhos de Deus revelarão ao mundo sua união com Cristo e com seus irmãos. Aqueles em cujo coração Cristo habita, produzirão os frutos do amor fraternal. Compreenderão que, como membros da família de Deus, acham-se comprometidos a cultivar, nutrir e perpetuar o amor e o companheirismo cristãos em espírito, palavras e ações.
Ser filhos de Deus, membros da família real, significa mais do que muitos supõem. Os que são considerados por Deus como Seus filhos revelarão uns pelos outros amor idêntico ao de Cristo. Viverão e trabalharão por um único objetivo – a devida apresentação de Cristo perante o mundo. Por Seu amor e unidade, mostrarão ao mundo que apresentam as credenciais divinas. Pela nobreza do amor e da abnegação, mostrarão aos que os rodeiam que são verdadeiros seguidores do Salvador. "Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros." João 13:35. ...
A mais poderosa demonstração que uma pessoa pode dar de haver nascido de novo e de ser um novo homem em Cristo Jesus, é a manifestação de amor para com seus irmãos, o praticar obras à semelhança de Cristo. Este é o testemunho mais maravilhoso que se possa dar em favor do cristianismo, e ganhará pessoas para a verdade. ...
Cristo leva todos os crentes à completa unidade consigo, a própria unidade existente entre Ele e Seu Pai. Os verdadeiros filhos de Deus são ligados uns aos outros e com o Salvador. São um com Cristo em Deus. – General Conference Bulletin, 1900.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ramos Secos!


Se alguém não permanecer em Mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. João 15:6.


Ele [Judas]... não se transformou nem se converteu em um ramo vivo, pela ligação com a Videira Verdadeira. Esse renovo seco não aderiu à Videira até se tornar uma vara viva e frutífera. Revelou que era o enxerto que não dava fruto – o enxerto que não se ligou fibra por fibra e veia por veia à Videira, participando-Lhe da vida.
O renovo desligado, seco, só se pode tornar um com a videira-mãe, tornando-se participante da vida e da nutrição da videira viva, sendo enxertado na videira, sendo posto na mais íntima ligação possível. ... O rebento apega-se firmemente à videira comunicadora de vida, até que ela se torna sua vida, e ele produz fruto à semelhança da videira. – Review and Herald, 16 de novembro de 1897.
"Eu sou a videira", disse Cristo; "vós, sois os ramos." João 15:5. Aqui é representada a mais íntima ligação possível. Enxertem o desfolhado rebento no florescente tronco da videira, e ele se tornará uma vara viva, tirando seiva e nutrição da videira. Fibra por fibra, veia por veia, o renovo se apega, até que brota e floresce e dá fruto. O rebento sem seiva representa o pecador. Quando unido a Cristo, alma une-se a alma, o fraco e finito ao santo e infinito, e o homem torna-se um com Cristo. – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 591.
O ramo aparentemente seco, sendo ligado com a videira viva, torna-se parte dela. ... A alma, morta em ofensas e pecados, precisa experimentar idêntico processo. ... Como o enxerto recebe vida quando ligado à videira, assim o pecador participa da natureza divina quando em união com Cristo. O homem finito é ligado com o infinito Deus. Quando unidos assim, as palavras de Cristo permanecem em nós, e não somos atuados por sentimentos intermitentes, mas por um princípio vivo e permanente. – Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, págs. 354 e 355.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Frutos, Só em Cristo!!!


Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em Mim. João 15:4.


O motivo por que condescendemos descuidosamente com o pecado, é que não vemos a Jesus. Não consideraríamos levemente o pecado, caso apreciássemos o fato de que o pecado magoa nosso Senhor. ... A devida estimativa do caráter de Deus nos habilitaria a representá-Lo bem perante o mundo. A aspereza, a rudeza de palavras ou de maneiras, a maledicência, as palavras apaixonadas ou coléricas, não podem existir na alma que contempla a Jesus. Aquele que permanece em Cristo vive numa atmosfera que impede o mal, e não apresenta a mínima desculpa por qualquer coisa dessa espécie. A vida espiritual não se nutre do interior, mas tira sua nutrição de Cristo, como faz a vara da videira. Dependemos de Cristo a cada instante; Ele é nossa fonte de abastecimento. Todas as nossas formas exteriores, orações, jejuns e esmolas, não podem substituir a obra interior do Espírito de Deus no coração humano. – The Youth’s Instructor, 10 de fevereiro de 1898.
Quando uma pessoa está inteiramente vazia do próprio eu, quando todo falso deus é expulso da alma, o vazio é preenchido com a comunicação do Espírito de Cristo. Essa pessoa possui a fé que purifica a alma de contaminação. ... É um ramo da Videira Verdadeira, e produz ricos cachos de fruto para a glória de Deus. Qual é o caráter do fruto produzido? – O fruto do Espírito é "amor", não ódio; "alegria", não descontentamento e queixumes; "paz", não irritação, ansiedade. É "longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio". Gál. 5:22 e 23. – Obreiros Evangélicos, pág. 287.
Uma vara não deve tomar emprestada sua nutrição de outra. Nossa vida provém da videira-mãe. É unicamente pela união pessoal com Cristo, pela comunhão diária com Ele, comunhão de cada hora, que nos é possível dar os frutos do Espírito Santo. ... Nosso crescimento na graça, nossa alegria, nossa utilidade, tudo depende de nossa união com Cristo e do grau de fé que nEle exercemos. Aí está a fonte de nosso poder no mundo. – Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 47.

domingo, 9 de outubro de 2011

"Podados Para Produzir Mais Frutos"


Todo ramo que, estando em Mim, não der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. João 15:2.


Os que andarem estritamente nas pegadas de seu abnegado Redentor, refletirão em sua mente a mente de Cristo. A pureza e o amor de Jesus irradiar-lhes-ão da vida diária e do caráter, ao mesmo tempo que seus caminhos serão guiados pela mansidão e a verdade. Toda vara frutífera é podada, para que produza mais fruto. Mesmo varas frutíferas podem exibir demasiada folhagem, e parecer o que realmente não são. Talvez os discípulos de Cristo estejam efetuando alguma obra para o Mestre, não fazendo todavia metade do que poderiam produzir. Ele os poda, então, porque o mundanismo, a condescendência consigo mesmos e o orgulho estão brotando em sua vida. O lavrador corta o excesso de gavinhas das videiras..., e as torna assim mais frutíferas. Essas causas de embaraço precisam ser removidas, e os brotos defeituosos cortados, a fim de dar lugar aos saudáveis raios do Sol da Justiça. ...
Muitos compreendem mal o objetivo para que foram criados. Foi para beneficiarem a humanidade e glorificarem a Deus, de preferência a exaltarem e glorificarem a si mesmos. O Senhor está continuamente podando a Seu povo, cortando os ramos profusos e espalhados, para que eles dêem fruto para Sua glória, em vez de produzirem unicamente folhas. Ele nos poda por meio de tristezas, desapontamentos e aflições, para que os rebentos dos fortes e perversos traços de caráter enfraqueçam, e os traços bons tenham ocasião de se desenvolver. Os ídolos precisam ser abandonados, a consciência tornada mais sensível, mais espirituais as meditações do coração, e todo o caráter tornado simétrico. – Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, pág. 354.
Permanecendo em Cristo, podemos possuir-Lhe a doçura, a fragrância, a luz. ... Ele resplandece em nosso coração. Sua luz em nosso coração irradia-se de nosso rosto. Contemplando a beleza e a glória de Cristo, somos transformados à mesma imagem. – Manuscrito 85, 1901.

sábado, 8 de outubro de 2011

Somos as Varas!!!


Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. João 15:5.


Não temos nada, nada somos, a menos que recebamos virtude de Jesus Cristo. – The Youth’s Instructor, 21 de junho de 1894.
Enquanto o coração não for entregue sem reservas a Deus, o instrumento humano não permanece na Videira verdadeira, e não pode florescer na Videira, e dar opulentos cachos de fruto. Deus não transige no mínimo com o pecado. Pudesse-o Ele haver feito, e Cristo não teria precisado vir a nosso mundo a fim de sofrer e morrer. Não é genuína nenhuma conversão que não mude tanto o caráter como a conduta dos que aceitam a verdade. A verdade atua por amor, e purifica a alma. – Carta 31a, 1894.
Nossa profissão de fé é destituída de valor a menos que permaneçamos em Cristo; pois não podemos ser ramos vivos a menos que as qualidades vitais da Videira sobejem em nós. No cristão genuíno, aparecerão as características de seu Mestre, e quando refletimos as graças de Cristo em nossa vida e caráter, o Pai nos ama como ama a Seu Filho. Quando essa condição for cumprida nos que professam crer na verdade presente, veremos uma igreja próspera; pois nossos membros não vivem para si, mas para Aquele que morreu por eles, e serão ramos florescentes da Videira viva. – Signs of the Times, 18 de abril de 1892.
A raiz da árvore tem dupla função a desempenhar. Tem de segurar-se firmemente com suas gavinhas na terra, ao passo que tira para si o alimento desejado. O mesmo acontece com o cristão. Quando sua união com Cristo, o tronco, é completa, quando dEle se nutre, correntes de força espiritual lhe são dadas. Podem as folhas de tal ramo secar? Nunca! Enquanto a alma se dilatar para Cristo, pouco perigo há de que ele se enfraqueça, e murche, e seque! As tentações que sobrevenham, qual tempestade, não o arrancarão. O verdadeiro cristão tira seus motivos de ação do profundo amor que tem para seu Redentor. Sua afeição pelo Mestre é verdadeira e santa. – The Youth’s Instructor, 24 de março de 1898.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cristo é a Videira Verdadeira!


Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o agricultor. João 15:1.


Os que quiserem seguir a Cristo, precisam crer nEle; precisam abrir o coração para recebê-Lo como hóspede permanente. Precisam permanecer em Cristo como as varas permanecem na videira viva. Há uma união vital entre o tronco e o ramo, e aparece neste o mesmo fruto que se manifesta na árvore. Assim o Senhor atuará pelo instrumento humano que se liga a Jesus Cristo. Os que têm verdadeira confiança em Cristo hão de, como Enoque, ter o sentimento da permanente presença de Deus. Por que então há tantos que se sentem em incerteza, que se sentem órfãos? É porque não cultivam a fé na preciosa promessa de que o Senhor Jesus é o portador de seus pecados. Foi em benefício dos que haviam transgredido a lei, que Jesus tomou sobre Si a natureza humana, e Se tornou como nós, a fim de termos eterna segurança e paz. Temos no Céu um advogado e quem quer que O aceitar como seu Salvador pessoal, não é deixado órfão a suportar a maldição dos próprios pecados.
Devemos cultivar diariamente a fé, diariamente contemplar Aquele que tomou a Si o nosso caso, que é misericordioso e fiel sumo sacerdote; "pois, naquilo que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados". Heb. 2:18. "Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas." Heb. 4:15. Agora mesmo, no Céu, Ele é afligido por nossas aflições; e como um Salvador vivo, como interessado advogado, faz intercessão por nós.
Devemos exercer fé todos os dias; e essa fé deve crescer diariamente à medida que é exercida, ao compreendermos que Ele não somente nos redimiu, mas nos amou, e lavou-nos de nossos pecados em Seu próprio sangue, e fez-nos reis e sacerdotes para Deus o Pai. – The Youth’s Instructor, 18 de outubro de 1894.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

"Unidos Como Filhos de Deus"


Porque todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus. Gál. 3:26.


Raramente encontramos duas pessoas exatamente iguais. Entre os seres humanos, da mesma maneira que entre as coisas do mundo natural, há diversidade. A unidade na diversidade entre os filhos de Deus – a manifestação de amor e longanimidade a despeito da diferença de disposição – eis o testemunho de que Deus enviou Seu Filho ao mundo para salvar os pecadores. – Manuscrito 99, 1902.
A unidade que existe entre Cristo e Seus discípulos não destrói a personalidade nem de um nem de outro. No espírito, no desígnio, no caráter, eles são um, porém não em pessoa. Participando do Espírito de Deus, conformando-se com a lei do Senhor, o homem se torna participante da natureza divina. Cristo leva Seus discípulos a viva união com Ele e com o Pai. Pela atuação do Espírito Santo na mente humana, o homem se torna perfeito em Cristo. A unidade com Cristo estabelece um vínculo de unidade uns com os outros. Essa unidade é a mais convincente prova para o mundo quanto à majestade e a virtude de Cristo, e ao Seu poder de tirar o pecado. – Manuscrito 111, 1903.
Os poderes das trevas bem pouco êxito podem ter contra os crentes que se amam uns aos outros como Cristo os amou, que se recusam a suscitar contenda e alienação, que se acham unidos, são bondosos, corteses e brandos de coração, nutrindo a fé que atua pelo amor e purifica a alma. Precisamos ter o Espírito de Cristo, ou não Lhe pertencemos. – Manuscrito 103, 1902.
Há unidade na força; na divisão há fraqueza. – Carta 31, 1892.
Quanto mais íntima nossa união com Cristo, tanto mais íntima nossa união uns com os outros. A discórdia e o desafeto, o egoísmo e a presunção, lutam pela supremacia. Estes são os frutos de um coração dividido, aberto às sugestões do inimigo das almas. Satanás exulta quando lhe é possível semear dissensões. – Manuscrito 146, 1902.
Há vida na união, um poder que se não pode obter por nenhum outro modo. – Manuscrito 96, 1902.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Guardando os Mandamentos!


E aquele que guarda os Seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que Ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu. I João 3:24.


Deus requer que sejamos fiéis nos pequeninos pormenores da vida – cuidar de nossas palavras, nosso espírito e nossas ações. Para isso fazer, precisamos adquirir perfeito controle, o que nos exigirá constante e incessante vigilância. ... Quando a vontade de Deus se tornar a nossa vontade individual, verificaremos que todas as coisas marcharão em harmonia. ...
Estivesse o eu sob domínio, evitar-se-iam sérios erros em casa e nas ocupações lá fora. Há, entre os membros de muitas famílias, o hábito de dizer coisas livre e descuidadamente, e o de atormentar, de dizer palavras ásperas se torna mais e mais forte à medida que com ele se condescende, de maneira que se proferem muitas palavras objetáveis, as quais são segundo o espírito de Satanás, e não segundo Deus. Se os que condescendem com proferir palavras apaixonadas estudassem o Livro Guia, procurando seriamente conhecer-lhe as reivindicações e as cumprir – se eles tornassem práticas suas recomendações – que transformação haveria na conduta e conversação! ... Toda relação na vida, toda posição de responsabilidade, toda afeição e hábito, toda emoção do espírito, devem ser postos em harmonia com a grande norma de justiça, os mandamentos de Deus, inexcedivelmente amplos. Cumpre-nos ter simplicidade de coração para que possamos compreender, e boa vontade de espírito para praticar todos os ensinos da Palavra de Deus.
Toda a mente deve ser moldada pelo Espírito Santo. O poder divino se aliará ao esforço humano, quando buscarmos sinceramente ser completos em Cristo Jesus. O Senhor ajudará todo aquele que O buscar de todo o coração. Ele terá a luz da vida, e aquela luz irradiará dos oráculos vivos. Como a luz do mundo esparge o seu calor por todo o mundo, assim os brilhantes raios do Sol da Justiça derramarão raios vivificantes no coração. – The Youth’s Instructor, 20 de setembro de 1894.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

"Andando na Verdade"


Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. III João 3.


O Senhor tem lugar para melhores aptidões que Ele confiou aos homens. Na obra da edificação de Seu reino, podemos empregar toda capacidade dada por Deus, tão fiel e zelosamente como o fez Daniel em Babilônia. ...
Deus requer muito mais tato, mais sábia liderança do que Lhe têm sido dados por Seus agentes humanos. Há necessidade de um pensar perspicaz, santificado; e de uma obra sutil a fim de neutralizar os engenhosos planos de Satanás. Há um chamado a atingir uma norma superior, um esforço mais santo, mais decidido e abnegado a ser desenvolvido na obra do Senhor. Nossos jovens devem ser educados de modo a chegar a mais elevado padrão, para compreender que eles estão decidindo agora seu destino eterno. Não há salvaguarda para ninguém a não ser em possuir no coração a verdade como é em Jesus. Ela deve ser aí implantada pelo Espírito Santo. Muito do que agora é chamado religião desaparecerá ao ser atacada pelos exércitos de Satanás. Coisa alguma subsistirá senão a verdade – a sabedoria que é de cima, a qual santificará a alma.
Ninguém imagine que a condescendência consigo mesmo é religião. Não se contemporize com o egoísmo. Aprendam os jovens a restringir os próprios desejos, e a acautelar-se contra a extravagância no emprego dos meios. Olhem todos a Jesus, contemplem-Lhe o caráter, e sigam-Lhe os passos. – The Youth’s Instructor, 24 de maio de 1894.
Quando recebida, a verdade é susceptível de contínua expansão, de novos desenvolvimentos. Crescerá em brilho à medida que a contemplamos, e aumentará em altura e profundidade na proporção em que aspiramos apreendê-la. Assim ela nos elevará à norma da perfeição, dando-nos fé e confiança em Deus como nossa força para a obra que se acha diante de nós. – Manuscrito 153, 1898.
Mediante a aplicação da verdade divina, reproduzir-se-á a perfeita imagem de Deus, e no Céu se dirá: "Estais completos nEle." – Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, pág. 167.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Andando Como Cristo Andou!!!


Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nEle. Col. 2:6.


Combatam pela coroa da vida. ... Vivam para agradar Àquele que os considerou de tal valor, que deu a Jesus, Seu Filho unigênito, para salvá-los de seus pecados. Mantenham sempre diante de vocês o pensamento de que aquilo que merece ser feito, merece ser bem-feito. Confiem em Deus quanto à sabedoria, para que não desanimem uma alma no proceder retamente. Trabalhem com Cristo no atrair pessoas para Ele. ... Façam o melhor que lhes for possível em tudo o que empreenderem. Jesus é seu Salvador, e apoiem-se nEle para ajudá-los dia a dia, a fim de não semearem joio, mas as boas sementes do reino. ...
Devem aprender a ver com o entendimento, da mesma maneira que com os seus olhos. Devem educar seu discernimento de maneira a não ficar enfraquecido e ineficiente. Cumpre-lhes orar pedindo orientação, e entregar seus caminhos ao Senhor. Precisam cerrar o coração contra toda loucura e pecado, e abri-lo a toda influência celeste. É preciso que façam o máximo de seu tempo e oportunidades, de modo a desenvolver um caráter simétrico. ... Devemos ser "perfeitos nEle". Col. 2:10. "Como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nEle." Col. 2:6. Isto quer dizer que devem estudar a vida de Cristo. Devem estudá-la com tanto mais diligência do que estudam as áreas seculares de conhecimento, quanto eternos interesses são mais importantes que os empreendimentos temporais, terrenos. Se apreciam o valor e a santidade das coisas eternas, levarão seus pensamentos mais penetrantes, suas melhores energias, à solução dos problemas que envolvem seu bem-estar eterno; pois qualquer outro interesse desaparece em comparação com aquilo.
Têm o modelo, Cristo Jesus; andem nas Suas pisadas, e estarão habilitados a ocupar toda e qualquer posição que sejam chamados a assumir. Estarão "nEle radicados e edificados e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças". Col. 2:7. Não devem sentir que são escravos, mas filhos de Deus. – The Youth’s Instructor, 17 de maio de 1894.

sábado, 1 de outubro de 2011

Recebendo a Cristo, a Fonte da Vida!


A vida estava nEle e a vida era a luz dos homens. João 1:4.


O Senhor tomou toda providência a fim de possuirmos uma vida preciosa, abundante e cheia de regozijo. João escreve acerca de Cristo, dizendo: "A vida estava nEle e a vida era a luz dos homens." João 1:4. A vida acha-se associada com a luz, e se não temos nenhuma luz do Sol da Justiça, não podemos ter absolutamente vida nEle. Esta luz, porém, foi provida para toda pessoa, e é unicamente quando nos retiramos da luz que as trevas nos sobrevêm. Jesus disse: "Quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." João 8:12. No mundo que nos cerca não pode haver vida sem luz. Retirasse o Sol a sua luz, e toda a vegetação, toda a vida animal chegaria a seu fim. Isso ilustra o fato de que não podemos possuir vida espiritual a menos que nos coloquemos aos raios do Sol da Justiça. Se colocarmos uma flor em um quarto escuro, ela em breve secará e morrerá; e assim podemos ter alguma vida espiritual e ainda a perdermos por demorarmos em uma atmosfera de dúvida e sombras. ...
"A vida estava nEle e a vida era a luz dos homens." João 1:4. ... Como João, somos chamados não a tomar o lugar de Cristo, mas a testificar da luz, a dirigir a mente dos outros para Ele, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29. Ninguém que queira testificar de Cristo se torne preeminente, buscando atrair a atenção do povo para si; esforce-se, porém, por exaltar a Jesus, até que as simpatias e afeições sejam atraídas para o Salvador do mundo. – The Youth’s Instructor, 25 de maio de 1893.
De si mesma a humanidade não possui luz. Separados de Cristo, somos semelhantes a uma vela não acesa, como a Lua quando tem a face voltada para o lado contrário ao Sol; não temos um único raio luminoso a lançar sobre as trevas do mundo. Ao volver-nos, porém, para o Sol da Justiça, ao nos pormos em contato com Cristo, a alma inteira é iluminada com o brilho da divina presença. – O Maior Discurso de Cristo, pág. 40.